Materiais Avançados

Cientistas criam madeira líquida, que pode ser moldada

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/03/2006

Cientistas criam madeira líquida

Artistas de todas as épocas fizeram e continuam fazendo esculturas e outros trabalhos em madeira. Obras de arte que podem ser duplicadas em diversos tipos de materiais, mas não na própria madeira. Mas isto agora poderá mudar.

Cientistas alemães do Instituto Fraunhofer acabam de criar um novo tipo de composto a partir da madeira, que eles chamam de "madeira líquida". A madeira líquida permite que se construa virtualmente qualquer objeto a partir de técnicas comuns de moldagem por injeção, a mesma utilizada para a fabricação de produtos plásticos. A foto mostra os personagens de um presépio moldados com o novo material.

Já patenteado, o novo material recebeu o nome de Arboform®. Mas como seria possível criar uma madeira líquida, se a madeira não funde nem se dissolve em qualquer solvente conhecido?

O segredo está na lignina, o polímero natural mais comum depois da celulose. É a lignina que mantém unidas as fibras das plantas, formando um material altamente resistente e elástico. Na indústria do papel, a lignina é separada da celulose por meio de um processo químico.

O que os cientistas fizeram foi misturar a lignina com fibras de sisal, cânhamo ou linho e adicionar um aditivo químico - não revelado, devido a segredos industriais - para gerar um granulado que pode ser extrudado em equipamentos tradicionalmente utilizados na indústria.

A madeira líquida já está sendo produzida pela empresa Tecnaro, em uma planta-piloto capaz de fabricar 10 toneladas mensais. Embora possa ser utilizada para fabricar qualquer tipo de produto, o que mais tem feito sucesso é um suporte para bolas de golfe: como o material é totalmente biodegradável, não é necessário se preocupar em recolher os pequenos pinos, que se decompõem juntamente com os restos de grama.