Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Técnica cria material nanoporoso a partir de argilas naturais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/04/2006


Materiais microporosos ocupam um lugar cada vez mais importante em vários usos industriais, como suporte para catalisadores, elementos filtrantes ou absorventes. Diversas técnicas têm sido desenvolvidas para a produção sintética de materiais com micro e nanoporos.

Embora as argilas naturais há muito tempo têm sido vistas como promissoras para essas aplicações, seu uso mais disseminado vinha sendo restrito pela dificuldade de se obter um produto uniforme e que pudesse ser fabricado em larga escala.

Agora engenheiros uruguaios descobriram uma técnica capaz de criar um produto nanoporoso a partir de argilas naturais por meio de técnicas simples de tratamento. A argila natural é seca, moída e peneirada. A seguir, ela é submetida a um processo chamado pilarização.

No estudo, os engenheiros utilizaram uma argila chamada montmorilonita, pertencente a um grupo conhecido como argila pilarizada intercamada. O rendimento do processo em termos de homogeneidade do material resultante atinge 90%.

O volume específico dos nanoporos atinge 70%, com dimensões entre 0,7 e 0,8 nanômetros. Isso representa uma área superficial de 350 m2/grama.

Bibliografia:

Artigo: Aluminum-Pillaring of a Montmorillonitic Clay: Textural Properties as a Function of the Starting Mineral Particle Size
Autores: M. Sergio, M. Musso, J. Medina, W. Diano
Revista: AZojomo - Journal of Materials Online
Data: March 2006
Vol.: Volume 2
DOI: 10.2240/azojomo0179
Link: http://www.azom.com/Details.asp?ArticleID=3337
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Cerâmicas
  • Catalisadores
  • Compósitos
  • Células a Combustível

Mais tópicos