Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Detergentes poderão deixar roupas mais brancas do que o branco

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/09/2006

Detergentes poderão deixar roupas mais brancas do que o branco

O velho clichê das propagandas de sabão em pó - "mais branco do que o branco" - finalmente poderá se tornar real, graças a uma descoberta feita por cientistas da Universidade Illinois - Carbondale, Estados Unidos. Eles desenvolveram esferas microscópicas que protegem as enzimas que fazem a limpeza até o momento em que elas entram em ação.

Os detergentes atuais, em pó ou líquidos, utilizam enzimas especiais, desenvolvidas com biotecnologia, para remover manchas formadas por sujeira à base de proteínas. O problema é que os outros ingredientes dos sabões não se dão bem com essas enzimas, fazendo-as aglutinar e diminuindo sua eficiência.

Agora, a equipe do Dr. Bakul C. Dave desenvolveram esferas de sílica-gel capazes de encapsular estas enzimas. As esferas gelatinosas formam uma camada protetora ao redor das enzimas, defendendo-as da agressividade dos outros componentes químicos que formam os detergentes.

Mas a cobertura é pouco resistente e se dissolve rapidamente na água utilizada no processo de lavagem, liberando as enzimas, que podem então fazer o seu trabalho de remover as manchas. Como todas as enzimas agirão, o resultado da lavagem será uma retirada mais eficiente da sujeira.

Bibliografia:

Artigo: Controlled Dissolution of Organosilica Sol-Gels as a Means for Water-Regulated Release/Delivery of Actives in Fabric Care Applications
Autores: Kiranmayi Deshpande, Bakul C. Dave, Mark S. Gebert
Revista: Chemistry of Materials
Data: July 26, 2006
Vol.: 18, 4055-4064
DOI: 10.1021/cm060588u S0897-4756(06)00588-6
Link: http://pubs.acs.org/cgi-bin/sample.cgi/cmatex/2006/18/i17/pdf/cm060588u.pdf
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Biotecnologia
  • Compósitos
  • Filtragem

Mais tópicos