Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Novo material mutante é capaz de fazer morphing

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/09/2006

Novo material mutante é capaz de fazer morphing

Material morfológico

Você já leu aqui no Inovação Tecnológica várias notícias sobre telas flexíveis, que poderão um dia ser guardadas na forma de um rolo.

Mas, se você já enrolou algumas folhas de papel e depois tentou desenrolá-las, sabe que isto não é exatamente uma tarefa simples: uma vez enroladas, elas sempre tenderão a voltar àquela forma de tubo.

Agora, cientistas da Universidade de Cambridge, Inglaterra, desenvolveram um material que consegue manter uma "memória" de pelo menos dois formatos diferentes e alternar entre os dois sem nenhum problema ou esforço.

Da mesma forma que o formato cilíndrico, por exemplo, não exigirá um grampo para se manter, o material voltará à sua forma plana naturalmente, sem a necessidade de ficar dobrando-o ao contrário até "anular o enrolamento".

Metamófico

Mas telas enroláveis são apenas um exemplo das possíveis utilizações dessas novas estruturas capazes de trazer ao mundo concreto as capacidades de "morphing" já comuns nos programas de desenho virtual.

O "morphing" - metamórfico ou morfológico - refere-se a uma função dos programas de animação no qual um objeto se transforma em outro.

O novo material "mutante", ou morfologicamente adaptável, poderá ser utilizado em embalagens reutilizáveis, teclados que podem ficar planos e serem enrolados e depois voltarem à sua forma tradicional, barracas que se montam sozinhas, apenas para citar algumas possibilidades.

"Eles oferecem grande capacidade de mudança de forma, mantendo a integridade estrutural. Eles são simples de serem fabricados e sua operação não exige materiais avançados. Eles proporcionam soluções compactas e baratas para dispositivos multifuncionais, necessários quando se exige equipamentos que tenham leveza, rigidez e que possam ser dobrados quando necessário," diz o pesquisador Keith Seffen.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telas e Monitores
  • Tecnologia Automotiva
  • Polímeros
  • Compósitos

Mais tópicos