Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Vitamina C poderá revolucionar indústria de plásticos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/11/2006

Vitamina C poderá revolucionar indústria de plásticos

Na semana passada, cientistas apresentaram uma nova técnica para fabricar plásticos que, além de mais eficiente e mais barata, é muito menos danosa ao meio-ambiente.

Agora, quase que simultaneamente, outra equipe de pesquisadores, desta vez da Universidade de Pittsburgh, Estados Unidos, descobriu que a vitamina C, além de ajudar a tratar resfriados, também pode ser utilizada para melhorar dramaticamente o rendimento do processo de fabricação de plásticos - uma técnica chamada de polimerização por radicais livres.

Plásticos são polímeros - longas cadeias de moléculas, normalmente muito complexas, montadas a partir de unidades químicas menores e mais simples. Utilizando a polimerização por radicais livres, os engenheiros químicos conseguem construir plásticos adequados para inúmeras aplicações diferentes - da levíssima espuma de um travesseiro até uma rígida estrutura para a maçaneta de um carro.

Mas, para algumas dessas aplicações, as moléculas básicas que virão formar os polímeros não se ligam facilmente. Para resolver o problema, os engenheiros criaram um método chamado de polimerização radicalar por transferência atômica, que facilita a montagem das cadeias poliméricas.

Agora, os cientistas descobriram que a adição ao processo de vitamina C, glucose ou outro agente absorvedor de elétrons, consegue diminuir a necessidade do catalisador metálico (cobre) por um fator de 1.000. Como o catalisador precisa ser removido dos produtos finais, menos cobre significa muito menos resíduos, desperdícios e menores custos para sua remoção.

Agora, com duas descobertas quase simultâneas, ambas apresentando soluções mais ambientalmente corretas, não há porque a indústria de plásticos não passe por uma significativa reformulação nos próximos anos.

Bibliografia:

Artigo: Diminishing catalyst concentration in atom transfer radical polymerization with reducing agents
Autores: Krzysztof Matyjaszewski, Wojciech Jakubowski, Ke Min, Wei Tang, Jinyu Huang, Wade A. Braunecker, Nicolay V. Tsarevsky
Revista: Proceedings of the National Academy of Sciences
Data: October 17, 2006
Vol.: Vol. 103 - no. 42
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Polímeros
  • Reciclagem e Reaproveitamento
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos