Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Casca de maçã e óleo de orégano geram biofilme antibacteriano

Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/11/2006

Casca de maçã e óleo de orégano geram biofilme antibacteriano

Um evento, ocorrido nas últimas semanas, que levou centenas de pessoas aos hospitais nos Estados Unidos, infectadas por bactérias presentes nas folhas de brócolis, aparentemente demonstrou que várias técnicas hoje utilizadas para a limpeza e desinfecção de frutas e vegetais podem não ser tão eficazes quanto se pensava.

Agora, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Lleida, Espanha, trabalhando em conjunto com cientistas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, descobriu que uma mistura de casca de maçã e óleo de orégano pode ser não apenas eficiente para matar a bactéria Escherichia coli, como também já oferece um tempero extra para a salada.

Para facilitar o uso, os pesquisadores desenvolveram um biofilme, uma película feita a partir da combinação dos dois materiais. Essa película poderá ser utilizada na embalagem dos alimentos, em alguns casos até mesmo eliminando a necessidade de outros processos de limpeza.

"Todos os métodos de limpeza ajudam em alguma medida, mas nossos novos revestimentos e filmes poderão oferecer um método mais concentrado e mais duradouro para matar as bactérias," disse a coordenadora da pesquisa, Tara H. McHugh.

Durante as pesquisas, os cientistas descobriram que o óleo de orégano é o mais eficiente para matar a bactéria Escherichia coli, matando cerca de 50% delas quando utilizado em uma concentração de apenas 0,034% e um tempo de imersão de 3 minutos. Incorporando o material na embalagem, os cientistas afirmam que o tempo de contato será muito maior, o que aumentará muito a eficácia do produto.

O segundo material mais eficiente como desinfetante foi o suco de limão, seguido pelo óleo de canela.

A textura de casca de maça por si só não tem efeito bactericida. Mas, como é composto de lipídios e açúcares "grudentos", o material fabricado a partir da casca de maçã faz com que a embalagem grude nos vegetais, aumentando o poder de ação do óleo de orégano.

E, além de deixar as verduras mais limpas, as novas embalagens já trarão as folhas com um suave aroma do tempero.

A tecnologia foi adquirida pela empresa Origami Foods e deverá chegar ao mercado em poucos meses.

Bibliografia:

Artigo: Mechanical, Barrier, and Antimicrobial Properties of Apple Puree Edible Films Containing Plant Essential Oils
Autores: Rojas-Grau M. A., Avena-Bustillos, R. J., Friedman, M., Henika, P. R., Martin-Belloso, O., McHugh, T. H.
Revista: Journal of Agricultural and Food Chemistry
Data: November 29 2006
Vol.: In print
DOI: 10.1021/jf061717u
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Biotecnologia
  • Reciclagem e Reaproveitamento
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos