Materiais Avançados

Cientistas dão primeiro passo para construir ímãs de plástico

Redação do Site Inovação Tecnológica - 23/11/2006

Cientistas dão primeiro passo para construir ímãs de plástico

Até hoje, não era possível fabricar magnetos de materiais orgânicos, como os plásticos, por exemplo. Agora, porém, pesquisadores alemães do Instituto Forschungszentrum Dresden-Rossendorf, trabalhando em conjunto com colegas de várias outras instituições, conseguiram pela primeira vez criar ordem magnética em um polímero.

A estrutura, que consiste em um composto químico de hidrogênio, flúor, carbono e cobre, foi criada utilizando-se uma técnica inédita, apresentando uma estrutura tridimensional e muito estável.

O magnetismo é uma propriedade física da matéria relacionada ao alinhamento dos spins dos elétrons. O ferro, por exemplo, é magnético porque os spins de seus elétrons se alinham paralelamente uns com os outros, gerando um campo magnético uniforme. Já o antiferromagnetismo acontece quando spins vizinhos são orientados em direções opostas.

O cobre metálico não é magnético. Mas Jochen Wosnitza e seus colegas descobriram que a 1,54 Kelvin - ou seja, apenas 1,54º acima do zero absoluto - os átomos de cobre incorporados no composto químico se ordenam antiferromagneticamente. No composto, cada íons de cobre possui um spin magnético que interage com os spins vizinhos através de unidades orgânicas. Como se dá essa interação e como ela pode ser alterada ainda será objeto de novas pesquisas.

O trabalho está ainda em seus primeiros passos, mas aponta para a possibilidade de, no futuro, magnetos poderem ser construídos a partir de materiais orgânicos, com propriedades ajustadas conforme a necessidade. Magnetos permanentes podem ser feitos de ferro, cobalto e neodímio, por exemplo, mas, de acordo com o que se conhecia até hoje, seria impossível construí-los a partir de plásticos.

Artigo: Long-range magnetic ordering in a pseudo-cubic coordination polymer comprised of bridging HF2- and pyrazine ligands