Materiais Avançados

Fluido inteligente pode ser controlado pela luz

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/03/2007

Fluido inteligente pode ser controlado pela luz
Os novos fluidos inteligentes acionáveis pela luz contêm micelas, cadeias de moléculas que se formam espontaneamente na água sob condições adequadas.
[Imagem: httpNULL/www.chbe.umd.edu/news/news_story.php?id=1952]

Fluidos reológicos

Fluidos que conseguem mudar de estado físico em resposta a estímulos externos não são exatamente uma novidade.

Existem basicamente três classes desses "fluidos inteligentes". Os eletro-reológicos mudam de estado sob a ação de um campo elétrico. Os fluidos magneto-reológicos mudam de estado sob a ação de campos magnéticos. Já os foto-reológicos se alteram sob ação da luz.

Os fluidos eletro e magneto-reológicos já estão em uso industrial, principalmente em sistemas de amortecimento.

Foto-reológicos

Já os fluidos inteligentes que alteram sua viscosidade e seu fluxo em resposta à ação da luz têm tido sua presença restrita aos laboratórios, não tendo ainda chegado ao mercado. A principal razão para isso é a dificuldade de sua elaboração, com um equivalente alto custo que inviabiliza sua produção.

Esse problema agora foi resolvido, graças ao trabalho de cientistas da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos.

Utilizando materiais comuns, disponíveis comercialmente e a baixo custo, os cientistas conseguiram sintetizar fluidos foto-reológicos que mudam de estado sob ação de luz ultravioleta.

Micelas

Inicialmente, as micelas assumem o formato de longas cadeias, parecidas com macarrões. Como as massas, elas tendem a formar aglomerados, o que dá ao fluido a consistência de um gel.

Quando expostas à luz ultravioleta, as micelas têm seu comprimento drasticamente reduzido devido a rearranjos em suas moléculas constituintes. Como ficam mais curtas, as micelas não se enroscam umas nas outras, dando ao fluido a consistência líquida.

A viscosidade do fluido inteligente é reduzida por um fator de 10.

A aplicação mais promissora dos fluidos foto-reológicos será em dispositivos em microescala, como os microlaboratórios, ou "lab-on-a-chip", e os MEMS.

Esses microequipamentos precisam de microválvulas e microssensores para funcionar e, nessa escala de grandeza, a luz é um meio mais efetivo do que os campos elétrico ou magnético, permitindo um controle com maior precisão.

Artigo: A simple class of photorheological fluids: Surfactant solutions with viscosity tunable by light