Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Aerogel feito de nanotubos de carbono conduz energia

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/05/2007

Aerogel feito de nanotubos de carbono conduz energia
Normalmente o aerogel é fabricado a partir de dióxido de silício ou outros polímeros orgânicos
[Imagem: Yodh et al./UPenn]

Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, Estados Unidos, conseguiram fabricar um aerogel de baixíssima densidade com nanotubos de carbono. O novo aerogel é capaz de suportar cargas 8.000 vezes maiores do que o seu próprio peso.

Baixa densidade

O aerogel é o material mais leve que existe. Para conhecê-lo melhor, veja Substância sólida mais leve do mundo, Aerogel 100 vezes mais forte e Aerogel encontra novo uso na biologia.

Esse novo material, semi-transparente e de baixa densidade, é fabricado substituindo-se o componente líquido de um gel por um gás. Normalmente o aerogel é fabricado a partir de dióxido de silício ou outros polímeros orgânicos.

Robótica

Fabricar um aerogel de nanotubos de carbono mostrou-se um esforço extremamente válido, porque a nova substância herdou propriedades dos nanotubos que não são encontradas nos polímeros.

Além da possibilidade de novos usos como sensores biológicos e químicos e como detectores de radiação, o aerogel de nanotubos de carbono apresenta a condutividade elétrica natural do material de que é formado.

Assim, além de apresentar excelentes propriedades de isolamento térmico, leveza e resistência, o aerogel de nanotubos poderá abrir novas fronteiras na construção de dispositivos eletromecânicos, principalmente na área de robótica.

Bibliografia:

Artigo: Carbon Nanotube Aerogels
Autores: Mateusz B. Bryning, Daniel E. Milkie, M. F. Islam, Lawrence A. Hough, Jay Kikkawa, Arjun G. Yodh
Revista: Advanced Materials
Data: Feb 2007
Vol.: Volume 19, Issue 5, Pages 661 - 664
DOI: 10.1002/adma.200601748
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Nanotubos
  • Polímeros
  • Sensores
  • Biochips

Mais tópicos