Materiais Avançados

Fenda espacial eletromagnética é possível, dizem cientistas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/10/2007

Fenda espacial eletromagnética é possível, dizem cientistas

Cientistas utilizaram o mesmo mecanismo teórico que vem sendo utilizado para fundamentar as pesquisas com invisibilidade para demonstrar a viabilidade de se gerar uma fenda espacial eletromagnética.

Embora as fendas espaciais, conhecidas como buracos de minhoca ("wormholes"), sejam normalmente associadas a viagens espaciais, o termo espaço aqui refere-se a uma dimensão bem mais local.

Túnel da invisibilidade

Ao invés de um atalho pelo universo, que possibilitaria as viagens espaciais, o que os cientistas anunciaram agora é a possibilidade teórica de se construir um túnel da invisibilidade.

"Imagine enrolar o manto da invisibilidade do Harry Potter em um tubo," explica o físico Allan Greenleaf. "Se o material for projetado de acordo com nossas especificações, você poderá enfiar um objeto em uma ponta, vê-lo desaparecer como se ele viajasse ao longo do túnel, e então vê-lo reaparecer no outro lado."

Teoria e prática da invisibilidade

Inicialmente a teoria da invisibilidade só tornava os objetos invisíveis à radiação na faixa das microondas. Há poucas semanas foi divulgada a primeira pesquisa que demonstrou que o mecanismo funciona também para luz visível. Para entender melhor a tecnologia, veja a reportagem Invisibilidade: o que é fato científico e o que é ficção científica.

A nova teoria afirma que o túnel espacial previsto em sua teoria funcionará para ondas eletromagnéticas de todas as freqüências. Ressaltando-se que, por enquanto, é apenas uma teoria e que o desenvolvimento de um aparelho que a comprove é um trabalho ainda a ser feito.

Escondendo instrumentos cirúrgicos

Ainda que não viabilize viagens espaciais, a nova pesquisa poderá ter várias aplicações. Cirurgias endoscópicas, por exemplo, nas quais o médico é guiado por imagens de ressonância magnética (MRI), são difíceis de serem executadas porque o fortíssimo campo magnético gerado pelo equipamento de MRI interfere com as ferramentas do cirurgião, além do que as próprias ferramentas interferem com o imageamento.

Segundo Greenleaf, passando as ferramentas através de um buraco de minhoca eletromagnético poderá efetivamente escondê-las do campo magnético, permitindo que apenas suas pontas sejam "visíveis" para o trabalho.

Efeitos ópticos dos metamateriais

Os cálculos originais feitos pelos cientistas permitiram que se fabricassem materiais híbridos, chamados metamateriais, compostos de camadas especialmente projetadas para alterar a forma como a luz se comporta. São esses metamateriais que permitiram os primeiros experimentos com o fenômeno da invisibilidade.

Agora eles utilizaram uma geometria mais elaborada para especificar as propriedades exatas necessárias para um metamaterial que seja capaz de criar o efeito do túnel da invisibilidade. Eles também calcularam quais efeitos ópticos deverão ocorrer se o interior do buraco de minhoca for recoberto com uma ampla variedade de metamateriais.

TV com imagens 3D

Outra utilidade para o túnel da invisibilidade especulada pelos cientistas, que se aproxima da ficção científica, é a construção de uma TV capaz de projetar imagens tridimensionais.

Para isso, o metamaterial com o qual o tubo da invisibilidade for construído deverá ser capaz de curvar todos os comprimentos de onda da luz visível. Imagine milhares de finíssimos buracos de minhoca saindo de uma caixa, de forma semelhante a uma moita de capim saindo de um vaso, cada pequeno ramo com um comprimento diferente.

Os próprios buracos de minhoca seriam invisíveis, mas suas extremidades poderiam transmitir luz vinda do outro lado. Seria como se milhares de pixels estivessem simplesmente flutuando no ar.

Artigo: Electromagnetic wormholes and virtual magnetic monopoles from metamaterials