Nanotecnologia

Criada régua atômica para medições no reino da Nanotecnologia

Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/03/2005

Criada régua atômica para medições no reino da Nanotecnologia

A nanotecnologia é uma ciência nova, capaz de lidar com estruturas do tamanho de átomos e moléculas. Em dimensões dessa natureza, medidas em nanômetros (um bilionésimo de metro), as ferramentas atuais não têm grande utilidade. Para medir com precisão objetos desse tamanho, os cientistas tiveram que inventar uma "régua atômica".

A imagem mostra uma seção da régua atômica. As pequenas marcações são espaçamentos dos átomos no interior dos cristais de silício, que têm o formato de um cubo. Elas servem como marcadores da régua, variando em tamanho entre 40 e 275 nanômetros.

Isso significa que a nova régua poderá ser utilizada para medir detalhes, no interior dos chips, tão pequenos quanto 40 nanômetros. A indústria poderá usá-la para calibrar ferramentas como, por exemplo, aquelas utilizadas para construir as portas dos microprocessadores, que controlam o fluxo dos elétrons no interior dos chips.

As ferramentas anteriores, que serviam como referência para a construção de chips, tinham uma margem de erro de 14 nanômetros para mais ou para menos. A nova régua atômica reduziu essa margem para apenas 2 nanômetros.

A nova régua atômica foi desenvolvida no laboratório NIST, dos Estados Unidos, e apresentada ao público neste dia 2 de Março, em um evento patrocinado pelo consórcio SEMATECH, formado pelas grandes empresas fabricantes de chips.