Nanotecnologia

Nova técnica óptica permite separação de células vivas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/07/2005

Nova técnica óptica permite separação de células vivas

O Instituto Nacional de Ciências e Tecnologias Industriais Avançadas, do Japão, anunciou o desenvolvimento de uma nova técnica que permite a separação de células por meios totalmente ópticos. A descoberta deverá facilitar e acelerar as pesquisas em biotecnologia, na medida em que os cientistas poderão manipular as células sem danificá-las.

Na pesquisa médica, é essencial que os cientistas sejam capazes de separar e isolar células de determinado tipo ou tecido. Mas os meios atualmente empregados, como a citometria por fluxo ou a separação magnética, exigem uma dispersão completa das células em soluções, além da utilização de um sistema de suporte, que acaba danificando as células ou fazendo com que elas percam suas funcionalidades originais.

Os pesquisadores japoneses então desenvolveram uma superfície cuja aderência pode ser alterada pela luz - um substrato para cultura celular foto-sensível, ou PRCCS ("Photo-Responsive Cell Culture Substrate"). É possível ampliar a aderência das células ao PRCCS iluminando-as com luz de um comprimento de onda específico. Para fazer com que as células se soltem, basta voltar a iluminá-las, desta vez com um comprimento de onda diferente.

Com a nova técnica, desenvolvida pela equipe do professor Mitsuo Okano, passa a ser possível coletar células de um determinado tipo ou remover todas as demais, deixando-se apenas as que se deseja observar - tudo isso enquanto o pesquisador observa a cultura de células pelo microscópio.

Após serem inoculadas ou cultivadas sobre o novo substrato, é possível separar-se as células com base também em seu formato, o que não é possível com os métodos atuais.

O novo substrato é um polímero formado por uma combinação de poli-N-isopropil-acril-amida, um material que é foto-sensível, com um corante também foto-sensível, que pode ser afetado por luz de determinado comprimento de onda. Esse corante age sobre a membrana celular, "capturando" a célula e mantendo-a sobre o substrato. As demais células podem ser então retiradas.