Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Nanotecnologia

Descobertas nanohélices, parecidas com uma molécula de DNA

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/09/2005

Descobertas nanohélices

Cientistas da Universidade de Tecnologia da Georgia, Estados Unidos, descobriram que um óxido de zinco, até agora desconhecido, tem uma estrutura semelhante à hélice das moléculas de DNA. Esta nanoestrutura poderá ser utilizada como bloco básico para a construção de sensores, transdutores, ressonadores e outros componentes que servem como interfaces eletromecânicas.

As nanohélices são um tipo de nanofita, uma estrutura descoberta pelos mesmos pesquisadores em 2001. "Fitas" cristalinas de apenas alguns nanômetros de largura, dispostas alternadamente em uma densa estrutura, formam a estrutura em hélice.

As nanohélices, que devem seu formato a forças criadas por delicadas combinações entre as fitas, são produzidas utilizando-se um processo de crescimento vapor-sólido sob alta temperatura. Os detalhes desse processo foram descritos em um artigo no último exemplar da revista Science.

"Esta estrutura funciona como um bloco básico para a construção de nanodispositivos," explica o coordenador da pesquisa, Dr. Zhong Lin Wang. "Com elas nós podemos construir ressonadores, colocar moléculas em sua superfície para criar variadores de freqüência. E como elas são piezoelétricas, podemos construir acoplamentos eletromecânicos."

As nanohélices atingem comprimentos de até 100 micra, com diâmetros entre 300 e 700 nanômetros e larguras entre 100 e 500 nanômetros. O processo de sua produção resulta na formação de nanohélices com orientação tanto "à esquerda" quanto "à direita", em uma proporção meio-a-meio.

Ao contrário de outra nanoestrutura, as nanomolas, que são elásticas, as nanohélices são rígidas, e mantêm seu formato mesmo quando cortadas ou segmentadas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Nanopartículas
  • Nanotubos
  • Biochips
  • Biomecatrônica

Mais tópicos