Nanotecnologia

Nanopartícula em formato de arroz amplifica a luz

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/03/2006

Nanopartícula em formato de arroz amplifica a luz

Nanoarroz

Em tempos de "nano-qualquer coisa", por que não criar nanogrãos de arroz? Foi o que fizeram pesquisadores da universidade inglesa Rice - que, sintomaticamente, significa arroz.

Mas não se trata de nada comestível. O nanoarroz é feito de ouro e óxido de ferro. "Em nanoescala, o formato de uma partícula desempenha um papel fundamental na forma como ela interage com a luz," explica a cientista Naomi Halas.

"Nós estávamos procurando por um novo formato que pudesse combinar as melhores propriedades dos dois formatos opticamente mais úteis - as esferas e os cilindros. É apenas uma coincidência que esse novo formato se pareça exatamente com um grão de arroz," explica Halas.

Nanopartículas como o nanoarroz podem ser utilizadas para focalizar a luz em pequenas dimensões do espaço. Conectando os pequenos grãos na ponta de microscópios de rastreamento eletrônico, os cientistas pretendem fazer imagens mais precisas de proteínas e das superfícies das células.

Amplificação da luz

Objetos em nanoescala amplificam a luz de forma que, antes do advento da nanotecnologia, os cientistas não imaginavam que fosse possível. Como esses objetos fazem isso envolve os plasmons, uma espécie de onda no mar de elétrons que flui constantemente sobre a superfície dos metais.

Quando a luz de uma freqüência específica atinge um plasmon que está vibrando numa freqüência compatível, a energia da luz é convertida em energia elétrica que se propaga, na forma de plasmons, através do nano-objeto.

Alterando o formato de um objeto metálico nanoscópico, os cientistas conseguem modificar as propriedades dessas ondas de plasmons, controlando a forma como o objeto metálico reage à luz.

Uma dentre as muitas aplicações práticas é que essas nanoestruturas agem como superlentes, capazes de amplificar ondas de luz e focalizá-la em pontos muito menores do que o comprimento de onda da luz - permitindo que os cientistas "vejam" objetos menores do que o comprimento de onda da luz visível.

Artigo: Nanorice: A Hybrid Plasmonic Nanostructure