Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Nanotecnologia

Nanotecnologia é tema de documentário em DVD

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/04/2006

Nanotecnologia é tema de documentário em DVD

Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), lançaram um documentário em DVD, que visa divulgar a nanotecnologia. Intitulado "Nanotecnologia: futuro", o DVD é uma iniciativa do Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC), dirigido pelo professor Elson Longo, do Instituto de Química (IQ) da Unesp, campus de Araraquara.

Com 14 minutos de duracão, o documentário dirigido por Hygor Beltrão Amorin (Oz Produtora), é o primeiro de uma série que tem como objetivo esclarecer o que é nanotecnologia e informar ao público em geral sobre as pesquisas em desenvolvimento nesta área de ponta.

No documentário é possível compreender porque uma extensão tão pequena como 1 nanômetro, que corresponde a 1 bilionésimo de metro, tem se tornado alvo de interesse de tantos pesquisadores e empresários em todo o mundo.

O documentário será distribuído a órgãos federais, estaduais e municipais da área de ciência e tecnologia, além de entidades empresariais. Inicialmente, cerca de 40 escolas da rede pública de ensino da região de Araraquara e São Carlos também receberão cópias do DVD.

A manipulação em escala atômica, que antes não passava de um sonho, hoje já é uma realidade com o desenvolvimento de uma nova geração de materiais voltados a aplicações muito específicas.

Segundo o professor Longo, "a divulgação do conhecimento em nanotecnologia é estratégica para o Brasil. A produção deste DVD vem contribuir para a difusão na sociedade sobre este campo de pesquisa avançada, que está gerando um nova revolução tecnológica no mundo."

O documentário também pode ser baixado como arquivo pela Internet (veja link abaixo, no quadro Para navegar).

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sites de Pesquisa
  • Nanopartículas
  • Nanotubos
  • Micro e Nano Robôs

Mais tópicos