Nanotecnologia

Nanocarro agora tem nanomotor alimentado por luz

Nanocarro agora tem nanomotor alimentado por luz

Motor de luz

No final do ano passado, cientistas da Universidade Rice, Estados Unidos, criaram um nanocarro - um carro construído com uma única molécula.

Agora os cientistas conseguiram colocar um motor no seu nanocarro.

"Nós queremos construir coisas de baixo para cima, uma molécula de cada vez, de forma parecida com que as células biológicas utilizam enzimas para montar proteínas e outras supermoléculas," diz o pesquisador James Tour.

A versão motorizada do nanocarro é alimentada por luz. Seu motor rotativo, um quadro molecular desenvolvido pelo pesquisador holandês Ben L. Feringa, foi adaptado pelos cientistas norte-americanos para se encaixar no chassi do nanocarro.

Quando um feixe de luz atinge o motor, este gira, empurrando o carro molecular.

Fulerenos

As quatro "buckyballs" - ou fulerenos - que funcionavam como rodas no primeiro modelo do nanocarro drenavam energia do motor e tiveram que ser substituídas por moléculas esféricas de carbono, hidrogênio e boro.

Por enquanto o nanocarro motorizado somente se movimentou quando mergulhado em um líquido - uma solução do tolueno. Agora os cientistas estão planejando testes que possam avaliar seu movimento em superfícies planas secas.

Bibliografia:

En Route to a Motorized Nanocar
Jean-François Morin, Yasuhiro Shirai, James M. Tour
April 13, 2006
Vol.: Volume 8 Issue 8 pp 1713 - 1716
DOI: 10.1021/ol060445d




Outras notícias sobre:

Mais Temas