Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Nanotecnologia

Menor relógio do mundo cabe na cabeça de um alfinete

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/04/2006

Menor relógio do mundo cabe na cabeça de um alfinete

Você gostaria de ter um relógio de pulso mais compacto? Então dê uma olhada na criação da equipe do pesquisador Tim Dallas, da Universidade Texas Tech, Estados Unidos.

Eles criaram aquele que é o menor relógio totalmente funcional que se tem notícia. Baseado na tecnologia MEMS ("MicroElectroMechanical Systems"), o minúsculo equipamento é tanto uma obra de arte quanto uma demonstração do potencial da microengenharia.

Ainda que ele tenha sido construído com os mais modernos equipamentos de litografia e microfabricação, um grão de poeira invisível a olho nu é suficiente para travar o mecanismo do micro-relógio e impedir seu funcionamento.

E as forças envolvidas na movimentação de suas minúsculas engrenagens exigem uma quantidade enorme de energia, o que faz com que o micro-relógio não seja um primor de precisão.

Mas, claro, os pesquisadores não tinham mesmo a intenção de desafiar os grandes fabricantes de relógios. A microfabricação é um campo emergente, em amplo desenvolvimento, devendo encontrar aplicações nas mais diversas áreas. Apenas para citar um exemplo, os sensores utilizados nos "airbags" dos automóveis são um exemplo de MEMS.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • MEMS
  • Tecnologia Automotiva
  • Nanomáquinas
  • Miniaturização

Mais tópicos