Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Nanotecnologia

Nanotecnologia oferece riscos à população ainda desconhecidos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/11/2006

Nanotecnologia oferece riscos à população ainda desconhecidos

A sociedade está sendo colocada em risco com a disseminação de materiais e equipamentos frutos da nanotecnologia devido a uma falta de entendimento claro de seus riscos. Esta é a conclusão de uma equipe de 14 importantes cientistas internacionais, apresentada em um artigo publicado na revista Nature.

O artigo, intitulado Manuseio Seguro da Nanotecnologia, identifica cinco grandes desafios que deverão ser vencidos para que a nanotecnologia possa alcançar todo o seu potencial.

"O espectro de danos possíveis - sejam reais ou imaginários - ameaçam frear o desenvolvimento da nanotecnologia, a menos que informações sólidas, independentes e confiáveis sejam desenvolvidas sobre quais são os riscos e como evitá-los," diz Andrew Maynard, um dos autores do artigo.

"Os medos sobre os possíveis perigos de algumas nanotecnologias podem ser exagerados, mas eles não são necessariamente infundados," diz o artigo. "Estudos recentes examinando a toxicidade de nanomateriais sintéticos em culturas celulares e em animais mostraram que o tamanho, a área superficial, a química superficial, a solubilidade e possivelmente o formato, todos desempenham um papel no potencial dos nanomateriais em causarem danos."

Segundo os pesquisadores, são cinco os grandes desafios que deverão ser vencidos para que a nanotecnologia possa ser totalmente desenvolvida sem apresentar riscos para a população. Esses desafios envolvem o desenvolvimento de:

  1. instrumentos para avaliar a exposição ambiental aos nanomateriais;
  2. métodos para avaliar a toxicidade dos nanomateriais;
  3. modelos para prever o impacto potencial de novos nanomateriais sintetizados;
  4. formas de avaliar o impacto dos nanomateriais ao longo de seu ciclo de vida;
  5. programas estratégicos para permitir pesquisas sobre os riscos da nanotecnologia.
Bibliografia:

Artigo: Safe Handling of Nanotechnology
Autores: Andrew D. Maynard, Robert J. Aitken, Tilman Butz, Vicki Colvin, Ken Donaldson, Günter Oberdörster, Martin A. Philbert, John Ryan, Anthony Seaton, Vicki Stone, Sally S. Tinkle, Lang Tran, Nigel J. Walker, David B. Warheit
Revista: Nature
Data: 15 November 2006
DOI: 10.1038/444267a
Link: http://www.nature.com/news/2006/061113/full/444267a.html
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Nanopartículas
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Micro e Nano Robôs

Mais tópicos