Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Nanotecnologia

Nanofaca: criado o menor instrumento cortante já fabricado até hoje

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/11/2006

Nanofaca  criado o menor instrumento cortante já fabricado até hoje

Cientistas utilizaram nanotubos de carbono para criar uma nanofaca, o menor instrumento cortante já fabricado até hoje. Como os nanotubos são extremamente resistentes e finos, eles são o material ideal para se cortar objetos nanoscópicos, como células.

Os cientistas poderão utilizar a nanofaca para gerar imagens tridimensionais de células e tecidos por meio de tomografia eletrônica, que exige amostras com menos de 300 nanômetros de espessura.

A imagem, feita por meio de um microscópio de varredura eletrônica, mostra o protótipo da nanofaca, um único nanotubo de carbono esticado entre duas agulhas de tungstênio. A pequena ponta que está tensionando o nanotubo é a ponta do microscópio, que está sendo utilizada para testar a resistência à quebra do nanotubo.

Hoje, os cortes de células são feitos com facas de vidro ou diamante, que cortam as células congeladas. É um trabalho difícil e que precisa ser repetido várias vezes, já que as células se dobram sob a ação das facas e freqüentemente se quebram. A nanofaca de nanotubo de carbono não apresenta esse problema, cortando as células como se fosse um fatiador de queijo.

Bibliografia:

Artigo: Fabrication and mechanical characterization of carbon nanotube based nanoknives.
Autores: G. Singh, P. Rice, R.J. McIntosh, R.L. Mahajan
Revista: Proceedings of 2006 ASME International Mechanical Engineering Congress and Exposition
Data: November 2006
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Miniaturização
  • Microscópios
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos