Nanotecnologia

Caminhão molecular: molécula consegue transportar peso

Caminhão molecular  molécula consegue transportar peso

Molécula que caminha

Um grupo de pesquisadores, liderado por Ludwig Bartels, na Universidade da Califórnia em Riverside, nos Estados Unidos, chamou a atenção em 2005 ao controlar o movimento de uma molécula, que se moveu em linha reta por uma superfície plana.

O artigo que descreveu a "molécula andarilha" foi considerado um dos mais importantes do ano pelo Instituto Norte-Americano de Física.

Bartels e sua equipe agora têm outra novidade: a molécula já caminha levando peso, como se carregasse dois sacos de supermercado, um em cada "mão".

Os pesquisadores conseguiram fazer com que cada molécula de antraquinona (C14H8O2) - composto orgânico largamente usado para transformar celulose da madeira em papel - levasse duas moléculas de dióxido de carbono (CO2) enquanto se deslocava.

Transporte de medicamentos

O transporte em escala nanométrica tem grandes potencialidades, como, por exemplo, levar medicamentos pela corrente sangüínea para destruir tumores em locais específicos.

"Trata-se de um passo sem precedentes no desenvolvimento de máquinas em escala molecular. O experimento mostra uma maneira confiável de transportar moléculas que se tornará tão importante para as máquinas moleculares do futuro quanto são os caminhões e trens para as fábricas de hoje", disse Bartels em comunicado da Universidade da Califórnia em Riverside.

Os pesquisadores fizeram com que a molécula de antraquinona pegasse e soltasse moléculas de dióxido de carbono e as transportasse à medida que se deslocava por uma superfície plana feita de cobre.

"Carregar peso faz com que a molécula fique mais lenta. Levar uma molécula de CO2 exige duas vezes mais energia para cada 'passo'. Duas moléculas requerem cerca de três vezes mais energia. É um processo parecido com o de uma pessoa que carrega sacos nas mãos", disse Bartels.

Um passo de cada vez

"O processo lembra a maneira como a natureza se comporta: a molécula transportadora carrega o dióxido de carbono por uma superfície. No corpo humano, a hemoglobina carrega oxigênio para fora e dióxido de carbono para dentro dos pulmões", explicou Bartels.

O pesquisador destaca que a pesquisa ainda está em sua infância e que as conquistas são obtidas uma de cada vez. "Em 2005, inventamos a molécula andarilha, que se move em linha reta em vez de pular em todas as direções, como faria uma molécula normal. Agora, ela consegue carregar peso", disse.

O pesquisador conta que os próximos passos para a molécula transportadora poderão ser andar por cantos, girar a carga ou enviar fótons de modo a sinalizar onde ela se encontra.

A molecule carrier