Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Nanotecnologia

Nanocanais geram eletricidade a partir do fluxo de fluidos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/06/2007

Nanocanais geram eletricidade a partir do fluxo de fluidos

Além de permitir a realização de análises laboratoriais utilizando equipamentos do tamanho de um chip de computador, os minúsculos canais que formam os microlaboratórios, ou "lab-on-a-chip", também podem ser utilizados para gerar eletricidade. A descoberta é de cientistas da Universidade de Delft, na Holanda.

Geração eletrocinética

A equipe do Dr. Frank van der Heyden conseguiu gerar eletricidade fazendo com que soluções salinas circulassem por nanocanais que medem 50 micrômetros de largura por apenas 75 nanômetros de altura. Percorrendo uma distância de apenas 4 milímetros, o equipamento conseguiu gerar energia com uma eficiência de 3,25%. Mas o cientistas acreditam ser possível alcançar uma eficiência de 10%.

O fenômeno explorado pelos pesquisadores é chamado de geração eletrocinética, que retira energia do movimento do fluido no interior dos nanocanais. A geração eletrocinética já era conhecida e prevista pela teoria, mas só os avanços mais recentes da manufatura em microescala tornaram possível a fabricação de canais com as dimensões necessárias para se explorar o fenômeno.

Nanocanais

O trabalho da equipe do Dr. Van der Heyden consistiu em testar as diversas combinações de dimensões dos nanocanais e da concentração das soluções salinas que fluem através deles.

A pesquisa abre caminho para que microlaboratórios de monitoramento contínuo possam gerar uma parte significativa da energia que necessitam para funcionar. A maioria desses equipamentos utiliza sistemas de bombeamento para que os fluidos fluam através dos nanocanais, onde podem ser misturados e testados, por exemplo, contra reagentes que indicam a presença de agentes patogênicos.

Bibliografia:

Artigo: Power Generation by Pressure-Driven Transport of Ions in Nanofluidic Channels
Autores: Frank H. J. van der Heyden, Douwe Jan Bonthuis, Derek Stein, Christine Meyer, Cees Dekker
Revista: Nano Letters
Data: March 13, 2007
Vol.: Vol. 7 (4), 1022 -1025
DOI: 10.1021/nl070194h S1530-6984(07)00194-4
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Geração de Energia
  • Biochips
  • MEMS
  • Fontes Alternativas de Energia

Mais tópicos