Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Nanotecnologia

Esponja de limpeza nanomagnética revoluciona restauração de obras de arte

Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/09/2007

Esponja de limpeza nanomagnética revoluciona restauração de obras de arte

Cientistas italianos utilizaram a nanotecnologia para desenvolver um novo tipo de esponja de limpeza que promete revolucionar a limpeza e a conservação de obras de arte, incluindo pinturas e esculturas feitas com os mais diversos tipos de materiais.

Esponja de limpeza com nanotecnologia

Piero Baglioni e seus colegas da Universidade de Florença criaram uma esponja nanomagnética que é capaz de incorporar os materiais de limpeza em sua própria estrutura.

A seguir ela é cortada no formato necessário para cada obra de arte em particular, o que faz com que os produtos cheguem a todos os pontos da pintura ou escultura de forma homogênea e rápida. E isso não é tudo: sua maior vantagem está na facilidade de retirar o material de limpeza depois que ele terminou de agir.

Trabalhos de restauração

Hoje, os restauradores utilizam solventes e outros agentes de limpeza em forma de gel. A textura gelatinosa faz com que o material permaneça na superfície da obra de arte, ao contrário de um líquido, que tem a tendência de se infiltrar e pode resultar em danos irreparáveis.

Os géis, contudo, também têm seus inconvenientes. O principal deles é que é difícil removê-los de superfícies pintadas, o que não raro resulta em resíduos indesejáveis deixados sobre as obras de arte.

Remoção magnética

A nova esponja nanomagnética resolve esse problema. Além de permitir a construção de verdadeiros "moldes de limpeza", que chegam a qualquer canto, o gel de limpeza pode ser facilmente retirado com um ímã.

"O gel nanomagnético representa o mais avançado e versátil sistema para limpeza e terá um impacto dramático sobre os métodos convencionais utilizados no campo da conservação e em várias outras áreas onde se exige o ajuste fino da liberação ou da retirada de materiais confinados," diz o artigo publicado pelos cientistas.

Com a continuidade das pesquisas, eles esperam que a esponja de limpeza nanomagnética possa vir a ser utilizada também na cosmética, nos detergentes para limpeza doméstica e na biomedicina.

Bibliografia:

Artigo: Nanomagnetic Sponges for the Cleaning of Works of Art
Autores: Massimo Bonini, Sebastian Lenz, Rodorico Giorgi, Piero Baglioni
Revista: Langmuir
Vol.: 23 (17), 8681 -8685
DOI: 10.1021/la701292d
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Indústria Química
  • Magnetismo
  • Tintas
  • Polímeros

Mais tópicos