Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Nanotecnologia

Nanofios orgânicos são produzidos molécula a molécula

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/11/2007

Nanofios orgânicos são produzidos molécula a molécula

Os nanofios são um tipo de material extremamente promissor e com uma ampla variedade de aplicações potenciais. Sua fabricação, contudo, é problemática, exigindo que o material usado em sua fabricação seja puxado com uma força determinada e constante, para que se forme o fio. Esse processo lento e inviável para produção em escala industrial tem impedido que os nanofios sejam utilizados em aplicações práticas.

Nanofios unidimensionais

Agora, pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, desenvolveram uma técnica que permite a fabricação de nanofios com apenas uma molécula de diâmetro. É como se os cientistas fossem montando uma molécula em após a outra. A técnica utiliza um molde para facilita o processo.

Como são unidimensionais, os nanofios moleculares conseguem transmitir eletricidade com altíssima eficiência, apresentando uma perda mínima, o que os torna adequados para uso no interior de chips de computador, em substituição aos fios de cobre (veja também Nanotubos de carbono deverão substituir cobre na conexão de chips).

Nanofios orgânicos

Os cientistas utilizaram fulerenos para montar seu nanofio molecular. Mas, segundo Hrvoje Petek, coordenador da pesquisa, a técnica pode ser utilizada para a fabricação de nanofios utilizando qualquer material orgânico.

Materiais inorgânicos, com o silício utilizado nos componentes eletrônicos atuais não podem ser miniaturizados a ponto de se tornarem verdadeiramente unidimensionais. Já os materiais orgânicos estão apresentando resultados tão positivos que o campo da eletrônica orgânica já se apresenta como um dos mais promissores para uma nova geração de equipamentos eletrônicos.

Para outras técnicas de fabricação de nanofios, veja Bactéria produz nanofios condutores de eletricidade e Cientistas conseguem fabricar nanofios de silício no local e direção desejados.

Bibliografia:

Artigo: Nanoscale Templating of Close-Packed C60 Nanowires
Autores: Min Feng, Junseok Lee, Jin Zhao, John T. Yates, Jr., and Hrvoje Petek
Revista: Journal of the American Chemical Society
Data: September 26, 2007
Vol.: ASAP Article
DOI: 10.1021/ja075239v S0002-7863(07)05239-0
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Eletrônica Orgânica
  • Nanotubos
  • Supercondutores
  • MEMS

Mais tópicos