Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Aproveitamento da energia dos freios

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/04/2002


O instituto de pesquisas do estado de Nova Iorque (Estados Unidos) e a empresa TransiDrive estão trabalhando juntos no desenvolvimento de um sistema que possa aproveitar a energia perdida pelos ônibus durante a frenagem.

Os veículos híbridos ou totalmente elétricos utilizam baterias para armazenar energia. O processo de frenagem sujeita estas baterias a um intenso processo de carregamento e descarregamento, diminuindo sua vida útil, atualmente de cerca de 3 anos. Com o novo sistema, espera-se que as baterias passem a ter a mesma vida útil dos ônibus, cerca de 12 anos.

O projeto tenciona reduzir a drenagem de energia das baterias utilizando um dispositivo hidráulico que servirá como bomba e motor, e um acumulador. O acumulador é basicamente um tanque cheio de um gás inerte. Quando o motorista acionar os freios, uma bomba hidráulica acoplada à transmissão do veículo irá injetar um fluído por um orifício do acumulador. O líquido aumentará a pressão do gás dentro do acumulador, devendo atingir cerca de 5.000 psi. Quando o motorista voltar a acelerar, o gás pressurizado no acumulador irá forçar o fluído de volta para o sistema hidráulico, agindo como uma força extra para movimentar o veículo.

O primeiro protótipo deverá ser testado em Setembro.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Tecnologia Automotiva
  • Veículos Híbridos e Elétricos
  • Compósitos
  • Veículos

Mais tópicos