Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Primeiro equipamento totalmente reconfigurável

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/07/2002


Engenheiros da Universidade de Michigan (Estados Unidos) criaram o primeiro equipamento de produção totalmente reconfigurável e em escala de produção. Este é um importante passo para a construção de fábricas mais eficientes e mais flexíveis. O equipamento cria flexibilidade em termos de máquina. Fábricas construídas com equipamentos reconfiguráveis serão capazes de responder muito mais rapidamente a alterações nas demandas do mercado. Em última instância, mesmo os consumidores poderão se beneficiar de produtos mais baratos. A nova máquina será mostrada na Mostra Internacional de Tecnologia da Manufatura, em Chicago, de 4 a 11 de Setembro.

Nos últimos anos, ferramentas CAD têm permitido às empresas o desenvolvimento de novos produtos de maneira extremamente rápida. Por outro lado, a capacidade de fabricação destes produtos a preços razoáveis ainda deixa muito a desejar. Fábricas tradicionais são caras e demoradas para serem construídas. Na maioria das vezes, uma fábrica inteira é capaz de produzir apenas um tipo de produto. Como resultado, elas devem produzir o mesmo produto ao longo de anos, a fim de recuperar o investimento efetuado, mesmo se a demanda se alterar significativamente.

Mas se os pesquisadores da Universidade de Michigan estiverem certos, as empresas logo serão capazes de construir novas fábricas capazes de se ajustar tanto a alterações de demanda quanto a modificações no "design" dos produtos. Além disso, a fábrica poderá crescer e evoluir ao longo do tempo.

O equipamento, construído para a indústria automobilística, é capaz de fabricar cabeçotes para motores de qualquer carro de todas as principais montadoras. O sistema pode ser reconfigurado para a produção de diferentes modelos em poucas horas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Processos Industriais
  • Robôs Industriais

Mais tópicos