Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Software gratuito previne falhas estruturais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/09/2002


Um programa de computador totalmente gratuito, desenvolvido por um pesquisador do Laboratório Johns Hopkins (Estados Unidos), permite que os projetistas de estruturas metálicas, incluindo prédios e pontes, testem a estabilidade e a segurança das construções antes que uma única barra de aço tenha sido colocada no lugar.

Chamado CUFSM ("Cornell University Finite Strip Method"),o software de modelagem, desenvolvido pelo engenheiro Benjamin W. Schafer, solicita que o projetista entre com os dados, como material utilizado, geometria da estrutura e a carga que se espera que a estrutura suporte. O programa rapidamente cria relatórios que demonstram como e sob quais condições os componentes estruturais sofrerão fadiga e chegarão a entortar.

O programa é ainda mais importante à medida em que as regras de construção mudam para acomodar inovações no projeto estrutural. "Para manter os custos baixos, muita gente hoje está procurando por máxima resistência com a mínima quantidade de material." disse o professor Schafer. "Então, muito freqüentemente, você se depara com o que nós chamamos de estruturas de paredes finas. Mas a instabilidade ou o envergamento podem fazer com que estas estruturas quebrem ou falhem."

Se você pressiona o topo de um canudo plástico de refrigerante para baixo, há basicamente uma única forma em que ele poderá se dobrar. Mas com estruturas mais complexas, principalmente as chamadas estruturas de paredes finas, há uma infinidade de formas possíveis em que essa falha pode ocorrer. Os engenheiros precisam prever como e quando isso irá acontecer, de forma que eles possam projetar prédios que não se verguem sob uma carga determinada. O programa faz justamente isso.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software Livre
  • Construção Civil

Mais tópicos