Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Rotor magnético para proteção ambiental

Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/03/2003


Gases e líquidos não se misturam? Pesquisadores norte-americanos construíram um dispositivo que pode da uma resposta mais fácil a esta pergunta.

Pode-se geralmente considerar que uma mistura é um processo pelo qual componentes individuais em um compartimento tornam-se homogêneos. As donas de casa sabem bem o que isso significa quando preparam uma massa e conhecem quando ela está "no ponto". Mas misturar um gás e um líquido sempre foi um procedimento complicado.

Agora, o cientista Thomas J.Bruno, do National Institute of Standards and Technology (NIST) e o técnico Michael Rybowiak, desenvolveram um dispositivo que promete simplificar esse procedimento. Um rotor magneticamente acoplado, desenvolvido para um programa de medições de uma indústria de gases, foi a base para a inovação. Bruno e Rybowiak descobriram que seu rotor pode misturar gases em líquidos em questão de segundos, quando os dispositivos até agora utilizados levam várias horas.

O novo misturador está sendo utilizado para reações e extrações, além das medições na indústria de gases. Uma das aplicações mais interessantes até agora feitas com o novo aparelho, foi a extração de metais pesados da água, dando mostras que o novo equipamento poderá vir a desempenhar importante papel na preservação ambiental. Vários indústrias produzem rejeitos líquidos impregnados de pequenas quantidades de metais pesados. Essa água não pode ser reutilizada nem ser devolvida para o meio-ambiente, sob pena de sérias contaminações.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Monitoramento Ambiental
  • Poluição

Mais tópicos