Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Base de dados em Metalurgia e Materiais pode ser acessada pela Internet

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/01/2004


A partir de agora, as mais de 12 mil referências bibliográficas do acervo do Centro de Informação em Metalurgia e Materiais (CIM) da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais (ABM), compostas por obras analíticas e de conteúdo, podem ser consultadas online por meio da Internet, que permite acesso à base de dados do CIM, batizada com o nome do deus ferreiro do fogo e dos artífices de metal, Hephaestus.

Pelos formulários nas versões em português, inglês e espanhol, sócios e não sócios da ABM já podem consultar a base, solicitar cópias de artigos de seu interesse, se informar sobre os valores relativos à cartela de itens selecionados, e cadastrar o endereço em que desejam receber a reprodução do material. São mais de 12 mil referências bibliográficas

O CIM reúne informações desde a fundação da entidade, em 1944. Criada em meados da década de 90, a base de dados Hephaestus disponibiliza hoje toda a informação produzida pela ABM e, ainda, publicações de terceiros geradas nos últimos 25 anos, nos suportes livro e CD.

Para ampliar ainda mais o acesso a seu acervo pela comunidade minero-metalúrgica e por segmentos afins, a ABM está se empenhando para incluir na base todas as monografias constantes do CIM. O Centro de Informação possui 1.524 obras e 2.696 mil volumes físicos.

Além de permitir a pesquisa bibliográfica online, o usuário encontra listados os periódicos especializados, nacionais e estrangeiros, que estão à disposição para consulta na Biblioteca; pode usufruir da facilidade do Sistema Comut que permite, a partir de uma referência bibliográfica, a obtenção de cópias de artigos existentes em outras bibliotecas integrantes do Programa de Comutação Bibliográfica, do qual a Biblioteca da ABM é participante.

Também foi modernizada a Livraria, que contém publicações da ABM e de terceiros para venda, e reestruturada a área de downloads, rica em informações, uma vez que mantém disponíveis para cópia as apresentações (em PowerPoint) de palestrantes que participaram dos quatro últimos Congressos da ABM, dos encontros de universitários (Enemet e Ereeas) e dos seminários e simpósios promovidos pela Associação.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sites de Pesquisa
  • Processos Industriais

Mais tópicos