Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Nova vida às latas de aço para embalagem de alimentos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/03/2004


Embora as latinhas de alumínio tenham tomado grandes fatias do mercado das embalagens de aço, as latas de folha de flandres ainda são consumidas aos bilhões todos os anos. Agora uma empresa japonesa, a JFE Steel, planeja dar vida nova às embalagens metálicas para alimentos graças a uma inovação que as torna mais duráveis, menos danosas ao meio-ambiente e com maior capacidade de conservação do conteúdo.

As latas de aço convencionais são feitas a partir de folhas de aço revestidas com um verniz especial. Contudo, há vários problemas com esse processo produtivo, incluindo como manipular as substâncias tóxicas geradas na fabricação, como solventes e restos de verniz. O processo de revestimento e recozimento do aço também libera grandes quantidade de CO2.

A empresa está colocando no mercado um novo tipo de folha de aço revestida que elimina os dois passos mais danosos ao meio-ambiente, mas mantendo as mesmas características de formabilidade, resistência à corrosão e facilidade de liberação do conteúdo das latas convencionais. A nova folha de aço utiliza como revestimento um filme fino de PET com uma estrutura cristalina especial. Segundo a empresa, o processo de conformação das chapas de aço em latas não altera a estrutura do filme de revestimento.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Aços
  • Reciclagem e Reaproveitamento

Mais tópicos