Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Site disponibiliza programa de calibração virtual

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/05/2004

Site disponibiliza programa de calibração virtual

O NIST, instituto de metrologia dos Estados Unidos, disponibilizou um site com uma ferramenta que permite aos engenheiros efetuar a checagem da precisão de medições feitas para verificar a lisura de superfícies de peças e produtos.

Engenheiros das indústrias ótica, aeroespacial e automotiva deverão achar o programa de calibração virtual particularmente útil. Estas indústrias dependem de medições precisas da lisura de superfícies para garantir a eficiência de motores a combustão, para a construção de túneis de vento metálicos ou para construir componentes óticos mais avançados. Mas estes são apenas alguns exemplos.

Até hoje, os fabricantes tinham dificuldades em localizar erros nos resultados calculados pelos softwares de análise dos instrumentos de medição. Agora, os visitantes do novo site do NIST podem validar essas medições sem necessitar de acesso a códigos proprietários dos seus próprios instrumentos.

O site possui um software de análise de superfície bidimensional e uma base de dados de cerca de 10 diferentes tipos de perfis de superfícies, as chamadas "silhuetas". Os visitantes podem baixar os perfis disponibilizados e compará-los com os resultados dos seus próprios softwares de medição ou ainda transmitir seus dados e compará-los com os perfis construídos pelo NIST.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Metrologia e Padronização
  • Processos Industriais

Mais tópicos