Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Estudantes propõem que óleo de fritura seja transformado em biodiesel

Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/06/2004


Estudantes da Universidade de Michigan (Estados Unidos) demonstraram que o óleo utilizado em frituras e descartado no meio-ambiente pode ser utilizado como uma fonte economicamente viável de biodiesel. O que era para ser apenas mais um trabalho escolar acabou chamando a atenção da reitoria, que viabilizou testes de campo e a confirmação das expectativas.

Os estudantes de engenharia Lisa Colosi e Andres Clarens, cursando uma disciplina de sustentabilidade ambiental, apresentaram, além da solução técnica, um estudo de viabilidade econômica de sua idéia, consistindo no aproveitamento dos mais de 40.000 litros de óleo descartados dos diversos restaurantes da Universidade.

O óleo usado foi misturado em um tanque com hidróxido de potássio e metanol, criando uma reação que produziu glicerina e uma solução gordurosa de ácido-metil-éster. A glicerina foi separada e a solução residual foi aquecida para que o excesso de álcool e água evaporassem. O resultado foi um biodiesel de qualidade superior às expectativas iniciais.

No trabalho, intitulado "Da frigideira para o tanque de combustível", os estudantes ainda sugeriram que a glicerina seja utilizada para a fabricação de sabão, que poderá também ser utilizado na própria Universidade.

Se todo o óleo descartado nos restaurantes for reaproveitado para a fabricação de biodiesel, a Universidade poderá, segundo os estudantes, ter uma economia de US$28.000,00 anuais, além do duplo benefício de não descartar o óleo usado e não usar diesel comum em sua frota.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Biocombustíveis
  • Poluição
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Veículos

Mais tópicos