Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Sistema de monitoramento em tempo real previne danos estruturais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/07/2004

Sistema de monitoramento em tempo real previne danos estruturais

Painéis de proteção contra o calor, na indústria ou em espaçonaves, logo poderão ser constantemente monitorados para total garantia de segurança, graças a um trabalho desenvolvido por engenheiros da Universidade Purdue, Estados Unidos. Eles estão aprimorando uma técnica que utiliza medições de vibrações para detectar danos sutis em uma grande variedade de estruturas.

"Veículos espaciais do futuro e aviões hipersônicos poderão ser equipados com um sistema de monitoração estrutural que grava constantemente como as ondas de som e vibração viajam através do material e da estrutura, detectando danos no momento em que eles ocorrem, em tempo real," explica Douglas E. Adams, um dos participantes do projeto.

A pesquisa demonstrou que o sistema de detecção funciona melhor durante períodos de grande stress no material - quando um foguete está decolando, por exemplo - quando ele está sujeito a grandes pressões e temperaturas. Nesses momentos, devido à forma como as vibrações viajam através dos painéis metálicos aquecidos, certos tipos de danos são mais fáceis de serem detectados do que quando o veículo está no solo.

Os engenheiros demonstraram que a maioria dos danos detectados pelo sistema de monitoração em tempo real não são detectados pelos sistemas normais, aumentando o risco de operação.

O sistema está sendo testado em painéis metálicos refratários de última geração. Ao contrário das pastilhas de cerâmica dos ônibus espaciais, que levam dias para serem coladas sobre almofadas isolantes, painéis metálicos podem ser substituídos em poucos minutos e até mesmo no espaço.

Os painéis, construídos pela empresa Goodrich Aerostructures, são feitos de um sanduíche metálico, um material capaz de suportar pressões e temperaturas extremas. Cada painel consiste de duas faces metálicas externas prensadas sobre uma camada interna que possui uma estrutura parecida com favos de mel.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Metrologia e Padronização
  • Exploração Espacial

Mais tópicos