Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Material abrasivo líquido faz acabamento em moldes

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/08/2004

Material abrasivo líquido faz acabamento em moldes

Polimento de moldes

Um novo processo industrial, criado por engenheiros do Fraunhofer Institute, na Alemanha, está demonstrando que o velho ditado "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura", pode ser aplicado também no polimento de componentes metálicos.

Com a grande vantagem de atingir áreas das peças que não são alcançadas pelos métodos tradicionais.

Embora a automação tenha atingido todos os setores da indústria, algumas tarefas continuam sendo feitas manualmente. Uma delas é o acabamento dos delicados moldes utilizados para extrusão de plástico ou alumínio. Uma única peça leva de um a dois dias para ser trabalhada por um profissional cada vez mais raro.

Mas a nova técnica de polimento poderá mudar essa situação. Ela utiliza um polímero líquido contendo partículas abrasivas de óxido de alumínio, carbeto de silício e de boro ou partículas de diamante.

Material abrasivo

O formato e a densidade das partículas varia de acordo com o trabalho a ser feito e o tipo de peça sendo tratada.

A suspensão granular de material abrasivo é forçada através da peça que está sendo tratada, sob pressão ótima, removendo ou separando material de áreas definidas da sua superfície.

O mais interessante da descoberta é que, embora ela funcione na prática, os cientistas ainda não sabem exatamente porquê, o que tem dificultado a criação de máquinas capazes de repetir indefinidamente o mesmo processo.

Agora eles estão criando um modelo simulado em computador, que seja capaz de definir os padrões exatos a serem adotados em cada caso.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Processos Industriais
  • Diamantes
  • Cerâmicas
  • Aços

Mais tópicos