Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Sistema de tração integral foi possibilitada por novo aço magnético

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/10/2004

Sistema de tração integral foi possibilitada por novo aço magnético

Quando o novo Honda Legend chegar ao mercado japonês neste final de ano, ele trará uma inovação mecânica que não é fruto apenas de engrenagens. O novo sistema de distribuição de torque, o primeiro do mundo a distribuir a força não apenas entre rodas dianteiras e traseiras, mas também entre as rodas direita e esquerda, foi possibilitado por um novo tipo de aço magnético.

Como sempre na indústria automobilística, o novo sistema já recebeu uma sigla: SH-AWD, do inglês "Super Handling All-Wheel-Drive", algo como super tração integral. O novo sistema utiliza embreagens eletromagnéticas no interior do diferencial traseiro, funcionando com base em solenóides, para oferecer uma variação de torque contínua e precisa.

Esses solenóides foram construídos com um novo aço lançado pela também japonesa Kobe Steel. Para não ficar para trás, o aço foi batizado com uma sigla ainda maior: ELCH2S.

Aços magnéticos com baixos teores de carbono - menores do 0,02% - são normalmente difíceis de serem trabalhados e cortados. A solução até agora vinha sendo a adição de chumbo, um metal tóxico não muito admirado pelos ambientalistas.

O novo ELCH2S é totalmente isento de chumbo, mas, além de apresentar excelente magnetismo, mantém a condição de corte e processamento dos aços magnéticos tradicionais.

Isto permitiu a construção dos solenóides para o novo diferencial tanto do ponto de vista da moldagem da peça, quanto do controle eletromagnético, que exige menos consumo de energia da bateria.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Tecnologia Automotiva
  • Magnetismo
  • Aços

Mais tópicos