Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Asa de geometria variável para micro-aviões

Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/11/2004

Asa de geometria variável para micro-aviões

Apesar de ainda parecerem brincadeiras de gente grande, inúmeras equipes de pesquisas ao redor do mundo dedicam-se à construção de minúsculos aviões capazes de voarem de forma autônoma.

Os pequenos aviões respondem pela sigla MAV ("Micro Air Vehicle") - micro-veículos áereos. Acredita-se que eles poderão um dia se incumbir de tarefas perigosas, como entrar em áreas assoladas por catástrofes naturais ou contaminadas por agentes tóxicos.

Agora o estudante Motoyuki Aki, da Universidade do Arizona, Estados Unidos, deu um novo impulso à construção dos micro-aviões ao projetar e montar uma asa de desenho variável.

Utilizando a asa variável, é possível fazer com que o avião voe muito lentamente durante a decolagem ou quando circulando seu alvo, e muito rapidamente quando ele estiver se deslocando de um lugar para outro.

Os MAV devem voar lentamente sobre os objetos que estiverem observando para serem capazes de gerar imagens nítidas a partir de suas minúsculas câmeras digitais. Mas eles não podem ficar demorando muito pelo caminho senão suas baterias não conseguirão dar conta da missão.

A asa de geometria variável conseguiu dar ao avião velocidades que variam de 18 a 53 quilômetros por hora.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Aviões
  • Robôs Assistentes

Mais tópicos