Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Produção rápida de pequenos lotes de peças

Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/12/2004

Produção rápida de pequenos lotes de peças

Protótipos baratos

Protótipos são tipicamente "filhos únicos", peças construídas apenas para avaliação e, portanto, sem qualquer ganho de escala. Isso os torna caros e de construção demorada.

Agora pesquisadores do Instituto Fraunhofer, Alemanha, acreditam ter achado a solução para esse problema.

Eles criaram uma nova máquina capaz de produzir pequenos lotes de peças plásticas rapidamente, sem a necessidade de criação de moldes.

O equipamento pode ser também empregado na produção das peças "master", aquelas que serão utilizadas para a fabricação do molde.

"Nosso processo, que nós batizamos de 'prototipagem por fundição de precisão', tem a vantagem de combinar as operações de fundição e desbaste em uma única máquina," afirma Anja Techel, um dos idealizadores do equipamento. "Não há necessidade de um modelo e o processo de moldagem é grandemente simplificado."

Desbaste

O molde é fundido em uma superfície irregular que corresponda ligeiramente aos contornos básicos da peça.

Assim que o plástico estiver endurecido, a máquina desbasta os contornos geométricos exatos com total precisão, coletando dados diretamente do projeto 3D do computador.

Se algum detalhe exigir modificações, os dados correspondentes podem ser rapidamente incorporados no projeto do molde diretamente no modelo CAD no computador.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Impressão 3D
  • Processos Industriais
  • Soldagem
  • Metais e Ligas

Mais tópicos