Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Novo material reduz vibração em equipamentos industriais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/01/2005

Novo material reduz vibração em equipamentos industriais

Pesquisadores do Instituto Politécnico Rensselaer, Estados Unidos, desenvolveram uma nova classe de materiais nanoestruturados que poderão ser utilizados para reduzir vibrações em equipamentos mecânicos industriais e até mesmo em dispositivos eletrônicos de uso corrente.

"Os blocos básicos em nanoescala que nós desenvolvemos têm aplicações tanto micro quanto macro," afirmou Nikhil Koratkar, um dos autores do artigo que será publicado na revista Nature Materials.

Eles poderão "reduzir e controlar vibrações no interior de estruturas e irão beneficiar o desempenho, a segurança e a confiabiliade das futuras máquinas industriais, dos equipamentos sensíveis de laboratórios e dos equipamentos eletrônicos utilizados no dia-a-dia," conclui ele.

Os pesquisadores construíram o novo material adicionando uma carga de nanotubos de carbono a materiais tradicionalmente utilizados para o controle de vibrações, com o objetivo de melhorar sua capacidade de dissipação de energia.

Ao adicionar grandes quantidades de materiais de preenchimento, eles aumentaram a área superficial do material, aumentando o efeito de deslizamento que ocorre na interface carga-absorvente. O resultado foi uma redução nas vibrações, que passaram a ser assimiladas em maior intensidade por esse efeito de "escorregamento".

Além de Koratkar assinarão o artigo os pesquisadores Pulickel Ajayan, Pawel Keblinksi e Jonghwan Suhr.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Processos Industriais
  • Lubrificantes
  • Raios Laser
  • Robôs Industriais

Mais tópicos