Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Padrão STEP troca arquivos entre programas gráficos de desenho

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/02/2005

Padrão STEP troca arquivos entre programas gráficos de desenho

Programas gráficos de desenho já substituíram os antigos projetos em papel na quase totalidade da indústria. O problema é que as empresas participantes de uma mesma cadeia produtiva nem sempre utilizam os mesmos programas, tornando difícil o intercâmbio de informações. Para resolver esse problema surgiu o STEP: "Standard for the Exchange of Product Data" ou padrão para intercâmbio de dados de produtos.

O STEP é um formato universal de dados que permite que os parceiros industriais, utilizando diferentes programas proprietários de desenho, consigam trocar informações e especificações de engenharia.

Agora o laboratório de pesquisas National Institute of Standards and Technology, dos Estados Unidos, e o consórcio internacional PDES, anunciaram a criação de um novo padrão STEP que deverá permitir que os engenheiros do futuro entendam os projetos gráficos tridimensionais complicadíssimos feitos hoje.

O novo padrão permite descrições mais sofisticadas de processos e projetos proprietários. Isto deverá eliminar a necessidade de se consultar uma grande variedade de programas. A informação descritiva adicional, cobrindo projetos mecânicos tridimensionais e montagens, também deverá ajudar os engenheiros a duplicar ou consertar equipamentos tão complexos quanto aviões e navios, mesmo depois que o programa no qual foram feitos seus projetos deixar de ser produzido ou tiver atingido versões que se tornem incompatíveis com o formato do arquivo original.

O novo padrão, chamado APE203 Edição 2, contempla os últimos avanços no projeto de produtos e peças. Ele pode ser utilizado para expressar simulações 3-D complexas de peças e estruturas, incluindo características técnicas, tolerâncias e cores. Isto é importante, por exemplo, na hidráulica ou na mecânica, onde cada cor denota tipos específicos de sistema.

A ISO - International Organization for Standardization deverá publicar o novo padrão ainda neste mês, para distribuição entre os fabricantes de software.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Processos Industriais
  • Impressão 3D

Mais tópicos