Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Novo veículo inovador fará exploração na Antártica

Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/06/2005

Novo veículo inovador fará exploração na Antártica

Engenheiros da Organização Britânica de Pesquisas na Antártica, acabam de dar vida ao projeto do "designer" James Moon, do Colégio Real de Artes. O resultado é um novo veículo, totalmente inovador, para exploração de um dos ambientes mais extremos da superfície terrestre. Seu maior destaque é a segurança dos seus ocupantes.

O veículo inovador, batizado de Noventa Graus Sul, utiliza a última palavra em tecnologia para manter seus ocupantes seguros, aquecidos e protegidos dos altos índices de radiação ultravioleta causados pelo buraco na camada de ozônio, que fica bem acima da Antártica.

O veículo de dois lugares utiliza como meio de locomoção um mecanismo híbrido, composto por lagartas e rodas. Isto permite que ele seja utilizado em qualquer lugar no continente gelado, desde um solo rochoso exposto até as diversas situações de gelo e neve que a Antártica oferece.

Foi pensando justamente nos riscos de uma camada muito fina de gelo, que Moon projetou uma espécie de batedor, uma roda que vai 30 metros adiante do veículo. Utilizando um radar, que penetra a camada superficial de gelo, o batedor é capaz de detectar qualquer risco para a passagem do veículo. Desta forma, os ocupantes estarão livres de quaisquer surpresas, como afundar bruscamente numa camada muito fina de gelo ou cair numa fenda escondida pela neve.

"Eu acredito que esta tecnologia sirva como um protótipo para expedições futuras, totalmente automatizadas, tanto na Antártica, como em outros planetas," afirma Moon.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Veículos
  • Veículos Híbridos e Elétricos
  • Exploração Espacial

Mais tópicos