Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Carros poderão fazer até 300 quilômetros com um litro de gasolina

Agência FAPESP - 07/07/2005

Carros poderão fazer até 300 quilômetros com um litro de gasolina

Um veículo capaz de percorrer mais de 300 quilômetros com apenas um litro de gasolina. Na segunda edição da Maratona da Economia, que será realizada no próximo sábado (9/7), em Indaiatuba (SP), essa mágica poderá até se tornar realidade. Ao todo, 18 equipes vão brigar pelo troféu.

O evento, que terá treinos nos dias 7 e 8, é voltado para estudantes de ensino superior de todo o país. O objetivo da disputa, organizada pela Confederação Brasileira de Automobilismo, é premiar o protótipo que conseguir percorrer a maior distância com apenas um litro de combustível.

"Pretendemos superar a marca atingida na edição anterior, mas ainda é cedo para falar em bicampeonato, pois todas as equipes estão muito bem preparadas e a concorrência será bem acirrada", disse José Pucci, professor do curso de Engenharia Mecânica do Mackenzie, à Agência FAPESP.

A equipe do Mackenzie venceu a primeira edição da Maratona de Economia, realizada em 2004. O protótipo criado pelos alunos da instituição paulistana conseguiu fazer 150 quilômetros com um único litro. A marca é o atual recorde brasileiro.

Carros poderão fazer até 300 quilômetros com um litro de gasolina

O veículo CEA M-1, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), também tem boas chances de título. Seus idealizadores apostam alto, na expectativa de que o protótipo faça 380 quilômetros por litro. "A mágica consiste em ligar o motor e acelerar o carro até pouco mais de 30 km/h. Em seguida, o motor é desligado para atingir o melhor rendimento mecânico possível", disse o professor Paulo Iscold, responsável pela criação do projeto.

Iscold explica que o carro anda com velocidade média de 30 km/h e, ao atingir uma velocidade inferior, o motor é novamente ligado. "Um sistema eletrônico fica responsável por ligar e desligar o motor automaticamente. O piloto fica responsável apenas pela direção do veículo", explica.

Outro protótipo inscrito é o Colibri, dos alunos do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI). "O carro tem carroceria em fibra de vidro, chassis em alumínio e utiliza pneus de bicicleta de corrida", conta Ricardo Bock, coordenador da equipe. "Nossa expectativa é que o protótipo consiga percorrer 400 quilômetros."

A competição é inspirada na Shell Eco-Marathon, que ocorre desde a década de 1970 no exterior. O recorde mundial da categoria foi alcançado na Suíça. Alunos da Universidade de Zurique desenvolveram um veículo que percorreu absurdos 3,8 mil quilômetros com um litro de gasolina.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Veículos
  • Veículos Híbridos e Elétricos
  • Tecnologia Automotiva
  • Biocombustíveis

Mais tópicos