Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Nova bateria recarregável evitará perda de dados em computadores

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/08/2005

Nova bateria recarregável evitará perda de dados em computadores

A empresa japonesa NEC anunciou o desenvolvimento de uma nova bateria recarregável construída a partir de radicais orgânicos (ORB: "Organic Radical Battery"). O equipamento tem alta potência, devendo ser utilizado para proteger computadores e pequenos equipamentos eletrônicos contra a falta de energia e perda de dados.

A bateria é construída na forma de uma película. Cada célula mede 55 x 43 mm, e apenas 4 mm de espessura, gerando 35 watts de energia. Quatro dessas células ligadas em série são suficientes para gerar os cerca de 140 watts necessários para manter um PC típico funcionando no caso de falta de energia, por um tempo suficiente para que o usuário providencie o salvamento dos dados ou o término de uma impressão, por exemplo.

As baterias de radicais orgânicos (ORB) são uma nova classe de baterias recarregáveis, que utilizam uma reação eletroquímica de compostos de radicais orgânicos. A tecnologia é proprietária da NEC. O composto químico utilizado é um poliradical de PTMA modificado, ou "2,2,6,6-tetrametilpiperidinoxil-4-il metacrilato". Graças à alta reatividade desse material, e à reversibilidade da reação química, a bateria apresenta altíssima densidade de energia e grande capacidade de ciclos de carga e recarga.

Além de suas dimensões minúsculas, o grande potencial para amplas aplicações da nova bateria em computadores e outros equipamentos de pequeno porte vem do fato de que ela dispensa as conversões entre correntes contínua e alternada (AC para DC) e vice-versa (DC para AC), eliminando qualquer consumo ou perda de eficiência energética no próprio equipamento de proteção.

Segundo a empresa, outras vantagens residem no fato de que as novas baterias não possuem metais pesados ou tóxicos e não são inflamáveis e nem potencilamente explosivas, o que torna sua aplicação doméstica mais segura.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Baterias
  • Células a Combustível
  • Geração de Energia

Mais tópicos