Mecânica

Fluidos magnetorreológicos poderão revolucionar suspensões de veículos

Fluidos magnetorreológicos poderão revolucionar suspensões de veículos
Os experimentos iniciais foram feitos utilizando-se justamente um amortecedor, o principal elemento do sistema de suspensão. [Imagem: Cortés et al./Azojomo]

Materiais inteligentes

Fluidos magnetorreológicos pertencem à classe dos chamados "materiais inteligentes". Suas propriedades de viscosidade e fluxo podem ser alteradas pela simples aplicação de uma corrente elétrica.

E não é por acaso que os fluidos magnetorreológicos já estão sendo aplicados diretamente na indústria: as alterações em sua viscosidade ocorrem em uma fração de milissegundo - muito mais rápido do que qualquer sistema mecânico convencional.

Isto os torna adequados para serem utilizados no controle altamente eficaz de vibrações - seja em veículos, robôs, mecatrônica ou qualquer outra forma de atuador.

Amortecedor magnetorreológico

Agora os pesquisadores Jorge A. Cortés, Leopoldo S. Villarreal-González e Manuel Martínez, do Instituto Superior de Estudos Tecnológicos, do México, publicaram uma nova pesquisa onde eles utilizam um programa de computador de simulação dinâmica para analisar o comportamento e o desempenho de sistemas constituídos por peças rígidas ou flexíveis, submetidas a grandes movimentos.

Um exemplo típico desse tipo de aplicação é o sistema de suspensão de um automóvel.

Os experimentos iniciais foram feitos utilizando-se justamente um amortecedor, o principal elemento do sistema de suspensão.

Os cientistas mediram o deslocamento do amortecedor sob a influência de várias forças de compressão, e verificaram as tensões elétricas necessárias para compensar essas forças.

Suspensão reconfigurável

Os dados foram então utilizados para desenvolver modelos e simulações que permitem ajustar a suspensão para diversas condições de rodovias.

Os pesquisadores comprovaram que os sistemas de suspensão reconfiguráveis são tecnologicamente factíveis utilizando-se os fluidos magnetorreológicos.

Agora eles pretendem aprimorar os algoritmos do seu programa, para que ele possa controlar com total eficiência o sistema de suspensão, atendendo não apenas às condições das estradas, mas também aos níveis de conforto selecionados pelo usuário do veículo.

Bibliografia:

Characterization, Modeling and Simulation of Magnetorheological Damper Behavior under Triangular Excitation
Jorge A. Cortés R., Leopoldo S. Villarreal-González and Manuel Martínez M.
AZojomo
November 2005
Vol.: 1
DOI: 10.2240/azojomo0164




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