Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Mini-sensores são nova arma na luta contra a corrosão

Redação do Site Inovação Tecnológica - 23/05/2006

Mini-sensores são nova arma na luta contra a corrosão

A corrosão é um verdadeiro pesadelo para a indústria. Não bastasse o fato de danificar equipamentos e interromper o processo produtivo, a corrosão geralmente começa nos cantos mais escondidos, impedindo que o problema seja atacado rapidamente ou que seja tomada qualquer ação preventiva.

Sensores anti-corrosão

Agora cientistas australianos desenvolveram minúsculos sensores que poderão por fim a esse problema. Os sensores conseguem acompanhar não apenas a aparência e a continuidade da corrosão, mas também seu comportamento sob diferentes condições atmosféricas, incluindo umidade, temperatura, salinidade, direção do vento e chuva.

Os sensores monitoram continuamente o ambiente onde foram colocados, podendo detectar sinais precoces de uma corrosão, antes que ela se alastre e represente perigo para as instalações. "Isso irá tornar as decisões de manutenção e inspeção mais fáceis e mais precisas," explica o cientista Tim Muster, do centro de Pesquisas CSIRO.

Sensores inteligentes

Os pesquisadores agora querem automatizar esse processo de decisão. Para isso, eles estão criando uma rede autônoma de sensores interligados por rede sem fios. Eles poderão ser colocados em uma planta industrial, por exemplo, passando dados em tempo real para um programa de computador, que avisará quando uma manutenção é necessária.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corrosão
  • Sensores
  • Aços

Mais tópicos