Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Carros do futuro terão motores nas rodas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/08/2006

Carros do futuro terão motores nas rodas
Carros do futuro terão motores elétricos nas rodas, ganhando uma dirigibilidade e uma estabilidade que não podem ser alcançadas com a tecnologia atual.
[Imagem: Siemens VDO]

Motores nas rodas

Imagine abrir o capô do seu carro e, em vez do motor, encontrar... suas malas. Você corre lá atrás, achando que se enganou - afinal, já foi muito comum carros terem motores traseiros; mas só encontra outro porta-malas.

Esta é mais ou menos a idéia lançada pela empresa alemã Siemens VDO.

Em um conceito batizado de eCorner, a empresa está propondo levar o motor para as rodas.

Motores elétricos, é claro, independentes, um para cada roda. Segundo os engenheiros, esse enfoque poderá dar ao veículo uma dirigibilidade e uma estabilidade que não podem ser alcançadas com a tecnologia atual.

Carro do futuro

O conceito eCorner junta nas rodas, além do motor, todas as mais recentes tecnologias automotivas, que deverão fazer parte dos carros do futuro.

Entre estas inovações estão direção elétrica, freios elétricos, controle de estabilidade e suspensão ativa. Ao incluir os motores na mesma estrutura, a empresa leva ao limite o conceito de drive-by-wire - tudo acionado por fios, eletronicamente, sem qualquer conexão mecânica.

Embora confirme que continuará pesquisando melhorias nos motores a combustão atuais, a empresa afirmou em um comunicado que acredita que a partir de agora é mais importante investir no futuro.

"Veículos híbridos são apenas um passo intermediário no caminho das soluções de propulsão do futuro. Nós consideramos ser o motor elétrico a solução real de longo prazo para atender mesmo as mais restritivas leis sobre emissões [de poluentes] do futuro," disse Klaus Egger, vice-presidente da empresa.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Tecnologia Automotiva
  • Veículos Híbridos e Elétricos
  • Motores
  • Sensores

Mais tópicos