Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Novo revestimento para alumínio aeronáutico não utiliza cromo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/10/2006

Novo revestimento para alumínio aeronáutico não utiliza cromo

Pesquisadores da Universidade de Dakota do Norte, Estados Unidos, desenvolveram uma nova tecnologia que permite revestir o alumínio utilizado na construção de aeronaves, protegendo o metal da corrosão.

A tecnologia é baseada em outro metal leve, o magnésio, não utilizando o metal pesado cromo, muito comum em revestimentos, mas que está sofrendo várias restrições por órgãos reguladores de vários países.

Os revestimentos sem cromatos já existem há vários anos, mas nenhum apresentava o mesmo desempenho de seus antecessores à base de metal pesado. Esta poderá ser a primeira vez que um substituto à altura chega ao mercado. O material já passou pelos testes em laboratório e agora será avaliado em aeronaves reais.

"Este revestimento à base de magnésio representa um enorme avanço na tecnologia de revestimentos," afirmou Gordon Bierwagen, coordenador dos pesquisadores.

Embora ainda esteja em fase final de desenvolvimento e seu pedido de patente esteja em andamento, a nova tecnologia já foi licenciada para a empresa Akzo Nobel.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corrosão
  • Metais e Ligas
  • Aviões

Mais tópicos