Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Apresentado projeto de avião silencioso

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/11/2006

Apresentado projeto de avião silencioso

Engenheiros das Universidades MIT e Cambridge, ambas nos Estados Unidos, divulgaram o projeto de um novo avião tão silencioso que ele não seria ouvido além dos limites do próprio aeroporto. O projeto atende a uma série de preocupações com a poluição sonora dos aviões, principalmente em aeroportos próximos a grandes cidades.

O projeto do avião silencioso é resultado de um trabalho de três anos, que, além de 40 pesquisadores das duas Universidades, contou com a colaboração de engenheiros de 30 empresas privadas.

Embora originalmente concebido para alcançar uma redução drástica na emissão de ruído, o resultado mostrou também o potencial para uma substancial economia de combustível. Projetado para transportar 125 passageiros, o novo avião deverá consumir 25% menos de combustível em relação aos aviões atuais.

O desenho em forma de asa delta, integrando o corpo do avião e as asas em uma única estrutura, permite que todo o avião gere sustentação. Isso permitirá que ele decole e se aproxime para o pouso a velocidades menores, auxiliando na redução do ruído.

O desenho também elimina os flaps, as maiores fontes de ruído nas operações de pouso e decolagem. A incorporação das turbinas no corpo do avião passa a captação de ar para a parte superior da aeronave, eliminando a maior parte do ruído que seria ouvido no chão.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Aviões
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Simuladores

Mais tópicos