Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Buracos no asfalto podem ser tapados usando raios infravermelhos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/08/2007

Buracos no asfalto podem ser tapados usando raios infravermelhos

As equipes de manutenção do asfato das ruas e estradas no Brasil parecem ter um talento especial: eles sempre transformam um buraco em uma lombada. Agora, engenheiros de uma empresa norte-americana desenvolveram um sistema que parece ser à prova desses indesejáveis talentos.

Manutenção de asfalto

À parte a utilização de equipes de manutenção despreparadas, o conserto de vias pavimentadas hoje é feita por um processo demorado e caro: o asfalto é recortado e totalmente retirado, em um diâmetro maior do que o buraco. A seguir o trecho recebe um nova camada de asfalto. O processo funciona bem para rodovias, mas é impraticável nas ruas, porque exige o mesmo aparato de maquinaria que um asfaltamento novo.

Esse é justamente o trunfo do novo equipamento, que é compacto, podendo ser utilizado sem grandes transtornos para o trânsito e a um custo mais baixo. A máquina faz a manutenção do asfato utilizando raios infravermelhos.

Consertando asfalto com infravermelho

A técnica de reparo de asfalto com raios infravermelhos opera fundindo o asfalto, tanto o asfalto velho em volta do buraco, quanto o asfalto novo, que é colocado apenas na quantidade suficiente para preencher o buraco.

A fusão elimina a interface que é criada pelo processo de manutenção tradicional que, além de ser responsável por infiltração de água, transforma-se em uma área de baixa resistência, pronta a gerar um novo buraco.

Outra vantagem é a pequena equipe de manutenção exigida. Normalmente são utilizados de 4 a 5 trabalhadores. Utilizando o equipamento de infravermelho, a manutenção pode ser feita por apenas 2 pessoas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Veículos
  • Tecnologia Automotiva
  • Processos Industriais

Mais tópicos