Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Besouro inspira nova tecnologia de spray

Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/09/2007

Besouro inspira nova tecnologia de spray

À primeira vista é difícil encontrar uma associação entre um besouro e o sistema de injeção eletrônica dos automóveis. Ou com sistemas de combate a incêndios, aplicações de injeções sem agulhas ou nebulizadores. Mas a conexão pode ficar mais clara se falarmos especificamente do besouro bombardeiro, um pequeno inseto capaz de expelir um jato de líquido fervente de seu abdome a uma distância até 10 vezes maior do que o seu próprio tamanho.

Biomimetismo

Em um exemplo clássico de biomimetismo - o desenvolvimento de tecnologias inspiradas em organismos vivos - a equipe do pesquisador Andy McIntosh, da Universidade de Leeds, Inglaterra, baseou-se no besouro bombardeiro para desenvolver uma nova técnica que poderá se tornar a base para uma grande variedade de sistemas que dependem de sprays e borrifadores.

Besouro bombardeiro

Besouro bombardeiro é uma designação genérica para várias espécies dotadas da mesma capacidade de expelir líquidos como mecanismo de defesa. Esse líquido, que sai fervendo de seu corpo, é uma mistura de vapor d'água e vários compostos químicos de odor forte e capazes de provocar queimaduras em seus inimigos.

Existem mais de 500 espécies de besouros bombardeiros no mundo. Medindo tipicamente ao redor de 2 centímetros de comprimento, esses besouros possuem em seu abdome uma pequena câmara, medindo menos de 1 milímetro de diâmetro, na qual um composto chamado hidroquinona reage com peróxido de hidrogênio para produzir um jato de vapor quente.

Nova tecnologia de spray

Para simular o sistema natural do inseto os pesquisadores desenvolveram um aparelho capaz de replicar as características físicas do seu spray e a sua fisiologia, criando um mecanismo artificial de borrifamento de altíssima eficiência.

Batizada de µMist® (micro-neblina), a nova tecnologia utiliza o calor e técnicas de evaporação rápida para impulsionar uma grande variedade de líquidos. A câmara do aparelho mede 2 centímetros de diâmetro e consegue atirar o jato de vapor a uma distância de até 4 metros.

A nova tecnologia de spray permite o ajuste do tamanho das gotículas, da temperatura e da velocidade com que o vapor é atirado. Essa flexibilidade é que torna a µMist® interessante para uma série de áreas, incluindo a aplicação de medicamentos, o combate a incêndios e qualquer outro sistema cuja operação dependa da aspersão de líquidos ou da criação de jatos, como o sistema de injeção eletrônica dos motores de automóveis.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Tecnologia Automotiva
  • Processos Industriais
  • Saúde e Reabilitação
  • Compósitos

Mais tópicos