Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

FINEP lança nova pesquisa sobre capital de risco no Brasil

Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/07/2003


A mais recente pesquisa da ABCR (Associação Brasileira de Capital de Risco) sobre a indústria de capital de risco no Brasil - feita em parceria com a Thomson Venture Economics e com recursos da FINEP, empresa vinculada ao MCT, - será apresentada no dia 23 de julho no Espaço Cultural FINEP (Praia do Flamengo 200 - pilotis - Rio de Janeiro), durante o evento "O Capital de Risco no Brasil". Esta é a primeira análise sobre o tema realizada de forma independente no país.

A pesquisa oferece informações padronizadas sobre o mercado de capital de risco no Brasil nos anos de 2000, 2001 e 2002, considerando o setor e a localização geográfica dos investimentos analisados e o estágio da empresa. Este detalhamento do mercado permitirá o acesso de investidores brasileiros a dados não disponíveis até então, auxiliando na definição de melhores critérios para suas decisões de investimento.

Robert Binder, diretor executivo da ABCR, explica a importância da pesquisa: "Com essas informações, todos os participantes poderão avaliar sua própria performance no mercado, além de consultar dados como preferência e concentração de investimentos e carência geográfica, podendo aferir o grau de risco de investimentos realizados".

O acompanhamento do mercado obedeceu a critérios internacionais, adaptados à realidade brasileira pela FGV-IBRE. "A universalidade dos critérios permitirá que os investidores possam também comparar os dados brasileiros com aqueles de outros países, o que sem dúvida facilitará o acesso de investidores estrangeiros ao nosso mercado", afirma Binder.

Durante os três anos de estudo, 46 investidores em capital de risco foram avaliados, formando uma base de informações consistente do desempenho da indústria de capital de risco no Brasil. Tal conjunto de dados será atualizado a cada seis meses pela ABCR graças a um contrato firmado em agosto de 2002 com a Venture Economics .

No evento de divulgação da pesquisa, será lançado também o livro "O Capital de Risco no Brasil: Conceito, Evolução, Perspectivas", de Claudia Pavani.



Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Investimentos
  • Inovação nas Empresas

Mais tópicos