Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Instituto Nacional de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/08/2003


O Ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, receberá nesta quinta-feira (7), às 15 horas, em seu gabinete, documento da comunidade científica internacional apoiando a decisão de criar o Instituto Nacional de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica (Icra-BR).

O documento, subscrito por mais de 300 cientistas de mais de 55 países que participaram do X Marcel Grossmann Meeting, no último mês de julho, no Rio de Janeiro, (Veja reportagem) será entregue pelo atual chefe do Grupo de Cosmologia e Gravitação do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e futuro diretor do Icra-BR, Mário Novello. "É uma demonstração rara de prestígio junto à comunidade científica internacional", adianta Novello.

O documento dirigido ao ministro Amaral diz que "o Icra-BR vai criar oportunidades decisivas para as carreiras científicas de brasileiros e de cientistas latino-americanos, dando-lhes acesso a uma das mais importantes colaborações internacionais. A comunidade internacional, que opera nos cinco continentes, celebra a presença do novo instituto, recém-criado, no seu esforço integrado, científico, de mentes criativas dos cientistas latino-americanos, tornada possível pela sua ação".

Para o sub-secretário de Coordenação das Unidades de Pesquisa do MCT, Carlos Lima, a criação do Icra-BR "vem responder a uma lacuna importante no apoio a atividades científicas fundamentais de Ciências Básicas, numa área onde o Brasil já ganhou uma certa reputação e projeção internacional". Ainda segundo Lima, a iniciativa vai possibilitar um maior intercâmbio com a comunidade científica mundial que, ao seu ver, contribuirá para uma maior visibilidade da capacidade brasileira nas áreas da Física Teórica. Além de disponibilizar ao país informações científicas e tecnológicas sobre outras áreas do conhecimento.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Universo e Cosmologia
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Telescópios
  • Sondas Espaciais

Mais tópicos